Dia 31
de Agosto | Segunda-feira | 22ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Lucas (4,16-30)
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um
exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus.
Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação
social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar
que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos que
propomos são aqueles indicados pela
Igreja para a liturgia diária. O grupos organizados podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza
bons e abundantes frutos.
(Missionários da Sagrada Família
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze, ouvindo ou
cantando: Fala, Senhor! Fala, Senhor, Palavra de fraternidade! Fala, Senhor!
Fala, Senhor, és luz da humanidade! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eZsTevyTtEc&feature=emb_title)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Lucas 4,16-30
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Releia o texto uma
ou mais vezes (se necessário)
· Este é o discurso ou manifesto através do qual Jesus
revela seu projeto de vida, sua missão
· Ele não busca inspiração em si mesmo, mas na Palavra
de Deus, como, aliás, é costume seu e do seu povo
· Desde cedo ele deixa claro que sua missão é compaixão,
misericórdia e libertação, sem resquícios de punição
· Seus conterrâneos passam do entusiasmo à decepção,
pois não conseguem aceitar um messianismo que não seja patriótico e excludente
· Jesus busca na Palavra de Deus (na atuação dos
profetas Elias e Eliseu) dois episódios que confirmam sua perspectiva
· Feche a bíblia e
responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Retome pacientemente o episódio narrado por Lucas,
acompanhando tudo com os olhos da imaginação
· Sua compreensão sobre o Evangelho do Reino é essa de
Jesus: uma boa notícia libertadora para todas as vítimas?
· Você, sua família e sua comunidade conseguiram superar
a ideia de que o Evangelho é doutrina que premia aqueles que merecem e protege
apenas cristãos, católicos e brancos?
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Fale com Jesus sobre sua alegria em receber sua Boa
Notícia universal e libertária, que não se deixa prender por fronteiras
étnicas, religiosas, nacionais, sociais, de gênero
· Peça a ele a coerência transformadora que possibilita
que você diga: esse Evangelho da alegria e da vida se realiza naquilo que vivo,
anuncio e faço
· Reze pelas pessoas que são incompreendidas e até
rejeitadas pelos seus por causa do engajamento no caminho de Jesus
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· O que podemos fazer ou mudar para que a Igreja não
reduza o Evangelho de Jesus Cristo a um conjunto de regras morais que premia os
mais poderosos, mais ricos, mais estudados ou aparentemente mais corretos e
merecedores?
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
· Ouça e cante o
refrão: O Espírito do Senhor repousa sobre mim; o Espírito do Senhor me
escolheu e me enviou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_PNrgEpowf0)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
SUBSÍDIO COMPLEMENTAR
Damos por concluída nossa escuta e meditação a
partir do evangelho segundo Marcos e iniciamos o evangelho segundo Lucas. E o
texto é exatamente o anúncio programático com o qual Jesus inicia e explicita
sua missão pública em sua própria terra. Por isso, merece atenção redobrada.
O enfrentamento das tentações havia habilitado
Jesus na escuta da Palavra de Deus, e isso é confirmado na cena que nos ocupa
hoje. Jesus entende e explicita sua identidade e missão, seu projeto de vida,
recorrendo à palavra profética de Isaías.
Na sua narração, Lucas nos apresenta a primeira
ação de Jesus sob o impulso do Espírito que repousara sobre ele por ocasião do
batismo, mas também a primeira rejeição e o primeiro atentado que se abate
sobre ele. E isso porque ele não se subordina às expectativas e interesses do
seu povo, nem da sua religião e da sua etnia.
Com a ajuda de Isaías, Jesus sublinha o que Deus
confiou a ele: realizar a misericórdia de Deus, e não sua vingança contra o
povo. Os verbos do texto citado ilustram isso: anunciar e proclamar uma boa
notícia, recuperar e libertar os oprimidos. Depois de ler o texto, Jesus faz um
comentário breve, conciso e lapidar: hoje se cumpre isso que vocês acabam de
ouvir.
Seus conterrâneos reagem inicialmente com
entusiasmo, mas logo vem a decepção quando tomam conhecimento que o seu
messianismo não é patriótico nem excludente e constatam sua origem e seus
vínculos. O entusiasmo vira decepção, e a decepção se transforma em violência:
Jesus é ameaçado e expulso da cidade pelos seus compatriotas.
Desde o início da sua missão Jesus deixa claro que
a misericórdia de Deus desconhece fronteiras étnicas, não se rege pela
meritocracia, nem depende de publicidade.
(Itacir Brassiani msf)
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