sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Jesus não encontra lugar

Diversamente do “bom velhinho”, Jesus não encontra lugar | 561 |14. 12.2024 | Mateus 17,10-13

Esta cena está literariamente localizada logo após a cena da transfiguração de Jesus diante dos discípulos no monte Tabor. Ao lado dele, apareceram o líder e legislador Moisés e Elias, modelo e inspiração da profecia. Por isso, ao descer da montanha, os discípulos interrogam Jesus acerca de Elias. Na liturgia do advento, a cena é proposta pela íntima relação que Jesus estabelece entre Elias e João Batista, dois profetas que, cada um ao seu modo, foram vozes orientadoras na espera do Messias.

Era ensino muito divulgado pelos escribas que Elias voltaria, e sua volta inauguraria os tempos messiânicos. Jesus não diverge do ensino dos escribas, mas o completa e concretiza. Segundo ele, Elias já voltou na profecia de João Batista. Neste sentido, Jesus dá a entender que Elias pertence ao passado, é profecia corajosa, anúncio esperançoso, denúncia tenaz. Mas Elias não está no futuro. O futuro é o Messias, e esse futuro já raiou em Jesus de Nazaré.

O futuro prometido por Deus e esperado pelo povo começa com a vida e a missão de Jesus. Os tempos messiânicos são inaugurados por ele, e é preciso abrir os olhos e aguçar o entendimento, pois o reino de Deus não se manifesta em ações espetaculares e poderosas, como muitos ensinam. O Reino de Deus não se deixa ver no cumprimento minucioso da lei, mas na compaixão e na misericórdia incondicionais, à revelia da lei e até contra ela.

Mas Jesus dá um passo a mais, e relaciona o seu destino ao destino do profeta João: suspeita, perseguição, violência, morte são a herança do Batista que Jesus faz sua. João precede a Jesus também na rejeição! Este é o mistério da semente, o dinamismo escondido do Reino de Deus. Nesse dinamismo escondido, no tempo presente, a vontade de Deus está se realizando, e é preciso reconhecê-la e celebrá-la. Aquele que a propaganda promete e chama de “bom velhinho” não tem nada a ver com ele.

Os escribas tinham razão ao dizer que as escrituras falam do retorno de Elias. Mas Jesus ensina que é preciso lê-las e interpretá-las corretamente. Elias volta em cada profeta ou profetiza. O Reino de Deus se realiza em cada gesto de partilha e acolhida solidária. O fim deste mundo está em curso, e um novo mundo está nascendo. E aqui não há lugar para ameaça ou medo, mas convocação a peregrinar na esperança.

 

Meditação:

§ Releia atentamente esta cena, lendo também, se possível, os versos anteriores, que narram a transfiguração (17,1-9)

§ Você pode dizer, como o evangelista diz dos discípulos, que você entendeu o que Jesus disse neste texto?

§ Você espera a irrupção do Reino de Deus (dos novos céus e da nova terra) como um fato grandioso, terrível e destruidor?

§ O que esta cena e estas palavras de Jesus têm a ver com a nossa caminhada de preparação para o Natal do Senhor?

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