O Filho de Deus assume a condição humana desde
as suas raízes | 564 |17. 12.2024 | Mateus 1,1-17
A nós que bebemos da cultura ocidental
contemporânea, as genealogias bíblicas nos parecem enfadonhos e inúteis. Mas,
para a cultura do tempo de Jesus eram um modo de assegurar a pertença a um
povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia
completa (Moisés e os profetas não são citados), tem como objetivo demonstrar
que Jesus pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um verdadeiro descendente
de Davi.
As genealogias são quase sempre tradições
patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu
surpreendentemente cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de
prostituta), Raab (prostituta cananéia), Rute (estrangeira, pertencente a um
povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (mulher
sem nome, abusada sexualmente pelo rei Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, o
Evangelho deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a
inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções.
Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da
qual nasceu Jesus”), Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia e o
domínio masculino. Ele está dizendo que Deus não precisa do apoio do gênero
predominante para realizar sua obra salvadora!
Num primeiro plano, Maria de Nazaré é incluída no
grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus,
descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Mas, ao mesmo tempo, Maria
expressa uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém
na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias. E
Jesus, compartilhando conosco as mesmas raízes humanas, é o Filho de Deus,
enviado para que sejamos plenamente humanos e radicalmente livres.
O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da novena do Natal. Ele nos
convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade.
Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados para levar todas as
pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como
diz o Papa.
Meditação:
· Retome a genealogia,
prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas omissões
(Moisés, os Profetas...)
· Perceba a mudança da
lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó gerou José, o
esposo de Maria, da qual nasceu o Cristo”
· O que significa, para
você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes exemplares e outros
tantos medíocres e violentos?
· O que significa o fato
de Maria ser citada entre mulheres desprezadas?
· Procure identificar,
entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como
parentes
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