segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O Filho de Deus assume a condição humana

O Filho de Deus assume a condição humana desde as suas raízes | 564 |17. 12.2024 | Mateus 1,1-17

A nós que bebemos da cultura ocidental contemporânea, as genealogias bíblicas nos parecem enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do tempo de Jesus eram um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), tem como objetivo demonstrar que Jesus pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um verdadeiro descendente de Davi.

As genealogias são quase sempre tradições patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu surpreendentemente cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (prostituta cananéia), Rute (estrangeira, pertencente a um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (mulher sem nome, abusada sexualmente pelo rei Davi) e Maria de Nazaré.

Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, o Evangelho deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”), Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia e o domínio masculino. Ele está dizendo que Deus não precisa do apoio do gênero predominante para realizar sua obra salvadora!

Num primeiro plano, Maria de Nazaré é incluída no grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Mas, ao mesmo tempo, Maria expressa uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias. E Jesus, compartilhando conosco as mesmas raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que sejamos plenamente humanos e radicalmente livres.

O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da novena do Natal. Ele nos convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados para levar todas as pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como diz o Papa.

 

Meditação:

·    Retome a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os Profetas...)

·    Perceba a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Cristo”

·    O que significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes exemplares e outros tantos medíocres e violentos?

·    O que significa o fato de Maria ser citada entre mulheres desprezadas?

·    Procure identificar, entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como parentes

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